V Congresso de Municípios

Durante os dias 10 a 12 de agosto de 2011 a AMA – Associação dos municípios da Araraquarense realizou o 5° congresso e reuniu prefeitos, vices e primeiras-damas do Estado nos auditórios do Ipê Park Hotel, na rodovia Washington Luiz (Km 428). A abertura teve a participação do prefeito Alberto César de Caíres, Presidente da AMA,o Secretário de Estado da Casa Civil Sidney Beraldo, representando o governador Geraldo Alckmin e demais autoridades.

As palestras deram inicio com o tema Gestão Pública, e os apresentadores foram o Prodesp, o DETRAN-SP e PPP e cidade digital, sobre turismo foram abordados os novos rumos de turismo no estado de São Paulo, e a região dos lagos; sobre saúde foram mencionados os programas Pró Santa Casa e Cidade Acessível; e Educação os temas foram Construção Escolar (creche), convênios Estados Municípios/Proteção Escolar; Plano estadual de educação; G-EON – Quadros interativos; e o aluno em tempo integral.

Junto às palestras também acontecia o 1° Encontro Regional ARSESP e seu Município, com vários temas abordados, como desafios da regulação do saneamento; definição de regras para os serviços: as deliberações da ARSESP; metodologia de fiscalização e primeiros resultados; foco nos usuários; e regulação tarifária.

O segundo dia as palestras começaram com o assunto Juventude, Esporte e Lazer e os temas abordados foram Observatório da Juventude e Propostas para a Juventude no Estado; depois com o assunto Consórcios e Parcerias os temas foram Consórcios Públicos; Consórcios Paulistas – Rumo aos Consórcios Públicos; Parcerias Público Privadas nas áreas Sociais; e Licitações e Contratos. Na parte da tarde houve palestras sobre o Microcrédito produtivo: alternativa para o desenvolvimento local; as responsabilidades das prefeituras; hidrovia e o turismo como fator de desenvolvimento; e projetos culturais.

No último dia as palestra começaram com o número de vereadores; o vereador do futuro – Uvesp; universalização do saneamento nos municípios operados pela Sabesp; Atuação do DAEE no interior; Município Verde e Azul; Resíduos sólidos; Mudanças climáticas; Geração de energia a partir de biomassa e resíduos sólidos; O município assumindo a gestão da energia publica Resolução n° 414/2010 – Secretária de Energia Elétrica; Abastecimento de gás natural por redes locais – ARSESP; e encontro de secretários com David Zaia, Julio Semeghini, Edson Giriboni e o Diretor da CIESP. Na parte da tarde os assuntos abordados foram Agência de Fomento do Estado de São Paulo; Projetos da Secretaria para a região; Impacto das redes sociais na governança municipal; Cidade legal / GRARPOHAB; e reunião com os secretários Alexandre Barbosa, Silvio França Torres e Rodrigo Garcia.

Ao final do dia 11 aconteceu uma confraternização, um jantar, para convidados, palestrantes e expositores que participaram do Congresso.

Deixe um comentário

Text Widget

Aliquam ut tellus ligula. Nam blandit massa nec neque rutrum a euismod t ellus ultricies! Phasellus nulla tellus, fringilla quis tristique ornare, condi mentum non erat. Aliquam congue or nare varius.